Veja como crianças e animais podem aprender um com o outro

0
54

Quando se tem filhos pequenos, ter um animal de estimação em casa parece ser um desafio e tanto para os pais. O aumento dos gastos e das tarefas rotineiras, bem como o receio pela saúde dos filhos faz com que as suas incessantes solicitações sejam negadas. Contudo, especialistas afirmam que a relação entre crianças e animais é extremamente benéfica para ambos — e para toda a família.

Crianças estão constantemente descobrindo o mundo ao redor e os animais, como parte dele, despertam completo fascínio nos pequenos. Por essas e outras inúmeras razões, eles não deveriam ser privados do contato com diferentes espécies.

Responsabilidade e bagunça em dobro, é isso? Pois não precisa ser encarado assim. Continue conosco e veja os grandes benefícios do convívio entre crianças e animais em casa!

Reduz as chances de as crianças desenvolverem doenças

O contato íntimo das crianças com os animais — independentemente de morarem em apartamento ou casa — preocupa muitos pais, que acreditam que seus filhos serão contaminados de diversas formas.

Porém, o que acontece é exatamente o contrário. Muitos estudos demonstram que a convivência com animais reduz as chances de as crianças terem asma, resfriados, otites, problemas estomacais e alergias. Tudo isso graças à melhora do sistema imunológico.

Para os que têm receios quanto à idade das crianças, um fato importante: os primeiros anos de vida são cruciais para a formação de anticorpos. É a ação da famosa “vitamina S”, conhece? Além disso, um animal de estimação diminui significativamente a chance de a criança desenvolver depressão (mesmo no futuro).

Desenvolve o senso de responsabilidade

Você acha que será o único responsável por cuidar do novo membro da família? Mas por que não dividir as tarefas diárias com as crianças? Não subestime a capacidade de seus filhos, eles podem participar dos cuidados com os animais da casa sem dificuldade alguma.

Mais do que isso, compartilhar os afazeres como dar água, comida, banho, escovação e passeio é uma forma de ensinar às crianças o senso de responsabilidade por outro ser vivo. É uma maneira de colocar em prática o que os pais tanto repetem e de demonstrar que as atitudes geram consequências.

Favorece o convívio social e o senso de empatia

Os laços afetivos que as crianças e os animais desenvolvem é algo absolutamente surpreendente, ainda mais se crescem juntos. A relação entre eles faz com que a criança aprenda a lidar melhor com os seus sentimentos e com as emoções dos outros.

Ao terem consciência das necessidades emocionais de outro ser vivo, elas se portam melhor socialmente. A percepção da dor, da alegria, das enfermidades e, até mesmo, da morte eleva a capacidade de sentir empatia e compaixão pelos demais.

Além disso, o convívio com animais de estimação desenvolve o senso de respeito pelas diferenças, uma vez que eles têm modos de vida e personalidades totalmente diferentes dos seres humanos.

Oferece companhia constante

Você fica preocupado por seu filho passar muito tempo sozinho, quando não está na escola? Um animal de estimação oferece companhia constante para as brincadeiras e, também, para os momentos de descanso.

Afinal, como disse Marquês de Maricá, “ninguém pode se queixar da falta de um amigo podendo ter um cão”.

Promove o contato com a natureza

O convívio entre crianças e animais promove um maior contato com a natureza. A vida moderna, fundamentalmente urbana e cercada de tecnologias, muitas vezes nos resguarda do contato com o meio ambiente.

Os animais — de quaisquer espécies — nos oferecem a chance de estreitar o contato com a natureza, explorar o mundo sob diversas perspectivas, elucidar problemas sob diferentes pontos de vista e experimentar a liberdade. Ainda, essa relação promove uma comunicação com a nossa própria essência.

Como se esses motivos já não fossem suficientes, a ligação entre crianças e animais melhora a capacidade cognitiva dos pequenos e aumenta sua autoestima e confiança, ajudando-os a enfrentar as adversidades da vida com maior facilidade. Em casa ou apartamento, razões não faltam para a família receber um novo membro!

Outra incrível lição de vida que os pais podem dar a seus filhos é ensinar-lhes o valor da adoção e do amor a todos os animais. Por isso, saiba como adotar um animal de estimação!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here