Quando e por que dar ração medicamentosa para seus animais? Entenda

0
41

Todo tutor apaixonado pelo seu animal de estimação quer oferecer as melhores possibilidades para elevar a qualidade de vida do peludo, não é mesmo? Para atender a essa exigência, o mercado de rações evoluiu significativamente, desenvolvendo fórmulas que se adéquam às mais variadas condições de saúde dos pets. Entre essas opções, está a ração medicamentosa.

Assim como todo ser vivo, nossos pets envelhecem e nem sempre conseguem escapar dos probleminhas que a idade avançada traz. Para eles — bem como para o ser humano —, a alimentação tem um papel central para driblar esses efeitos e aumentar a sua longevidade.

Por isso, a dieta deve ser específica para cada fase de vida do animal, contribuindo para o seu crescimento e favorecendo a sua velhice. Mas quando procurar por uma ração medicamentosa e quais os benefícios que ela oferece? Neste post vamos conversar um pouco mais sobre isso!

O que é ração medicamentosa e quando é indicada?

As rações medicamentosas fazem parte da linha Super Premium disponível no mercado. Elas são elaboradas com as melhores fontes de proteína animal e com carboidratos de fácil digestão. Dessa forma, contêm um alto valor nutritivo para os animais.

Muitas apresentam aditivos em suas fórmulas que desempenham funções específicas no organismo. A seguir, vamos ver os principais casos em que a ração medicamentosa é indicada.

Problemas gastrointestinais

Quando apresentam dificuldades para digerir os alimentos ou alguma doença que sensibilize o sistema digestivo, as rações têm um alto potencial de absorção dos nutrientes.

Doenças no trato urinário

Animais que têm disfunções nos rins e no trato urinário — principalmente gatos — precisam ingerir menor quantidade de sódio e magnésio, e o teor de proteína deve ser controlado.

Cardiopatias

Para os animais com problemas cardíacos, as rações medicamentosas regulam a quantidade de sódio e gorduras, melhorando a circulação sanguínea e o bombeamento do coração.

Câncer

Para animais acometidos pela doença, as rações contêm menos fonte de açúcar (provenientes de carboidratos) e mais quantidade de gorduras boas, o que faz com que seu organismo reaja combatendo o câncer.

Excesso de peso

Para aqueles que sofrem com a obesidade, rações com calorias reduzidas e nutrientes balanceados aumentam a sensação de saciedade.

Alergias

Muitos animais são alérgicos a componentes das rações (corantes e proteína de frango, por exemplo). Para eles, existem rações hipoalergênicas ou fabricadas com outras fontes de proteína (como carneiros).

Além disso, as rações medicamentosas são indicadas como complemento para algum tratamento de saúde. Nessa linha de especificidades, é possível encontrar ainda opções desenvolvidas para problemas advindos da velhice ou característicos de algumas raças (como a fragilidade nas articulações).

Quais são os benefícios da ração medicamentosa?

Como você pode imaginar, são inúmeros os benefícios que essas rações proporcionam aos peludos. Veja alguns deles:

  • dieta balanceada com consumo de nutrientes que estão em falta no organismo;

  • fácil digestão e maior absorção dos nutrientes (diminuem o volume fecal);

  • tratamento de condições específicas da saúde;

  • possibilidade de ser ingerida em todas as fases de vida;

  • aprovada por veterinários;

  • melhor qualidade de vida;

  • maior longevidade;

  • pets mais dispostos e vistosos.

Lembramos que é importante consultar o veterinário para que ele recomende a melhor opção e elabore a dieta ideal para o seu companheiro. Além disso, procure seguir as orientações do fabricante quanto à quantidade de ração que deve ser fornecida, ok?

À primeira vista, a ração medicamentosa pode parecer ter um alto custo. No entanto, como elas são mais nutritivas que as comuns, os pets consomem relativamente menos e, uma vez que a melhora na sua saúde e bem-estar é visível, a sua aquisição vale cada centavo.

Fornecer uma dieta balanceada e de qualidade é uma grande prova de amor e cuidado com nossos pets. Por isso, acesse o nosso site e veja as melhores opções de rações para o seu peludo!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here