Passo a passo: aprenda a fazer uma casa de gatos incrível

0
62

 

É só adotar um pet que ele se torna o dono da casa, não é mesmo? Ainda mais quando ele é um gato! Os felinos são muito curiosos e adoram explorar todos os cantinhos da residência. Mas, eles também precisam de um espaço só deles. Você já sabe como construir uma casa de gatos?

Não caia no pensamento comum de que essa é uma tarefa impossível e que a solução é comprar algo pronto. Com um pouco de proatividade e alguns materiais baratos, você pode fazer uma casinha linda, muito atrativa e estimulante para o seu bichano.

Vamos pôr a mão na massa? Confira o passo a passo para construir um espaço exclusivo para os peludos!

Escolha o modelo

Se você não tem muita experiência em construção civil animal, o ideal é buscar ideias e modelos de casinhas na internet. As estruturas com nichos e prateleiras são as mais indicadas, visto que os gatos gostam de altura e têm um instinto aventureiro. Quanto mais possibilidades para ele explorar, melhor!

Faça um molde

Você pode usar documentos em PDF disponibilizados na internet como molde ou fazer seu próprio design. Apenas lembre-se que essa etapa é muito importante antes de dar início aos trabalhos para que os materiais sejam cortados e encaixados adequadamente. 

Separe os materiais

Depois de escolher o modelo e fazer o molde, é preciso decidir que tipo de material será utilizado para construir a casinha. Optar pelos reciclados ou reaproveitar objetos que você tem em casa e não usa mais é uma ótima maneira de evitar gastos e também contribuir para a preservação do meio ambiente. Algumas opções são:

  • papelão — apesar de ser mais frágil, o papelão é um ótimo material para construir uma casa de gatos, considerando o seu custo-benefício e facilidade de manuseio. A única desvantagem é que ele não pode ser utilizado para construir casas suspensas;

  • pallets — aquelas estruturas que ficam por baixo das caixas de feira são perfeitas para serem transformadas em casa de gatos. Bastam algumas almofadas para que elas virem um lar;

  • madeira — para construir uma casa mais resistente e estruturada para o seu gato, como os nichos, a madeira é a melhor opção. Você pode reaproveitar de um móvel antigo ou conseguir algumas peças em lojas que vendem material de construção.

Separe também tesoura, fita crepe, martelo, pregos, serrote, furadeira, parafusos, etc. para que tudo esteja em mãos quando você precisar.

Monte as peças

Agora é só encaixar tudo para ter uma casinha para o seu gato. Para fazer um nicho, você precisará seguir os passos listados abaixo usando quatro pedaços de madeira do mesmo tamanho:

  • coloque um dos pedaços de madeira sobre uma estrutura rígida, que servirá de base para a casinha;

  • pregue uma madeira em cada uma das laterais da base;

  • una as duas laterais do nicho pregando o último pedaço de madeira, formando um quadrado;

  • por fim, fixe a casa de gatos na parede com o auxílio de uma furadeira e parafusos.

Caso opte por prateleiras, é só separar os pedaços de madeira e fixá-los diretamente na parede. Muito fácil!

Insira elementos atrativos para o gatinho

Criar um ambiente super estimulante para o gato é o objetivo de todo tutor. Para isso, invista em badulaques com os quais ele possa se divertir no espaço destinado a ele, como pêndulos, brinquedinhos, passarelas e, até mesmo, uma rede, que pode ser feita com um pedaço de tecido unindo dois nichos.

Temos certeza que o seu felino se sentirá especial depois de ganhar uma casinha construída só para ele com tanto amor e carinho.

Gostou de descobrir como fazer uma casa de gatos? Com um pouco de criatividade, você conseguirá construir um lugarzinho incrível para o seu pet — e o melhor: gastará pouco e ainda preservará o meio ambiente!

Agora, que tal compartilhar este post nas redes sociais para incentivar os seus amigos a fazerem suas próprias casinhas para gatos? Vai ser animal!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here