Cães abandonados ou perdidos: o que fazer ao encontrar um animal na rua

0
51

Se tem algo que preocupa bastante quem sente carinho por pets é encontrar cães abandonados nas ruas ou em qualquer outro lugar, como em estradas. A situação requer cautela, até porque pode ser um caso apenas em que ele esteja perdido. Porém, de qualquer forma, nosso ímpeto é de ao menos tentar ajudar o animal, não é mesmo?

Nesse caso, a primeira coisa a fazer é se certificar se o cão está sozinho, machucado ou passando mal. Lembre-se de que cães abandonados tendem a estar tristes, acuados ou arredios, pois não conhecem as pessoas ao seu redor e muito provavelmente passaram por alguma situação traumática que os levaram até esse abandono.

Então, como proceder? Para ajudar você a estar preparado caso enfrente um momento difícil como esse, separamos algumas dicas que fazem toda a diferença. Confira!

Como se aproximar do animal?

Primeiro tente chamá-lo normalmente. Se ele não vier ou demonstrar medo, é hora de tentar ganhar a confiança dele aos poucos. Fique por perto, tente conversar com ele, faça gestos que mostrem que você está ali para ajudar. Ter um pouco de ração nas mãos também ajuda! Uma boa ideia é ir fazendo um caminho com a comida, até ele chegar perto de você.

Contudo, atenção: se você estiver em um local perigoso, como em uma rodovia, a melhor coisa a se fazer é tentar tirar o animal de perto da pista. Tente chamar a atenção dele para uma área menos perigosa.

Como capturar cães abandonados?

Se a situação for inesperada, ou seja, se você não tiver coleira ou caixa de proteção por perto, é possível tentar capturar o animal usando uma pequena corda, ou até mesmo um pedaço de tecido para envolver no pescoço dele. Aproxime-se com cautela, de modo a não assustar o pet, e realize o procedimento de resgate

Como identificar se ele está abandonado ou perdido?

Uma vez capturado, leve-o imediatamente para uma clínica veterinária. Lá, um profissional poderá se certificar se há algum chip de identificação no animal. Além disso, o veterinário também poderá checar como está a saúde do pet, o que será fundamental para constatar se ele está abandonado há muito tempo ou se está apenas perdido.

Depois disso, a melhor coisa a se fazer é colocar anúncios, especialmente em redes sociais. Assim, caso algum proprietário tenha perdido seu animalzinho, ele terá a chance de descobrir caso alguém o encontre e poderá fazer contato para resgatá-lo.

No mais, não deixe para trás um cãozinho que precisa de ajuda. Caso você não consiga fazer nada no momento, ou tenha receio de tomar alguma atitude errada, procure ajuda de algum profissional, como o veterinário. 

Você também poderá ligar para centros de apoio a cães abandonados que existam na região onde você mora. O ideal é não deixar de lado o pet que precisa de ajuda nesse momento. Lembre-se: você pode dar um final feliz a essa história!

Gostou do artigo? Se tiver alguma outra dica ou quiser compartilhar a sua história, deixe o seu comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here