5 motivos para optar por animais para adoção

0
81
causa animal
causa animal

Quando pensamos em incluir na família um novo membro, é comum — e essencial — que se pense muito sobre o assunto. Adora animais e está em dúvida entre adotar e comprar um pet? Nós temos bons motivos para você começar a procurar por animais para adoção.

O brasileiro é um amante confesso dos animais. Ocupamos a 4ª posição mundial no que diz respeito ao número total de animais de estimação. Contudo, esses dados escondem um cenário triste e problemático: a enorme quantidade de abandonos. São mais de 30 milhões de cães e gatos aguardando um lar.

Como esses números são de 2014, certamente a população de animais de rua aumentou. Pensando em desmistificar alguns preconceitos, elaboramos esta lista para você pensar na adoção!

1. É de graça

Seu sonho é ter um Lulu da Pomerânia, um Bulldog Inglês ou um Pug? Esteja preparado para abrir o bolso, pois os exemplares ultrapassam os três dígitos no final. Além disso, cães de raça precisam de cuidados específicos e onerosos. E não pense que os gatos ficam para trás: suas raças são tão caras quanto as dos cachorros.

Adotar um animal de estimação é totalmente de graça. Você só precisará, é claro, levá-lo para as suas consultas veterinárias e seguir com o calendário de vacinação. Detalhe: muitos dos animais que estão para adoção já receberam as suas primeiras doses de vacina e estão castrados.

2. Não incentiva canis clandestinos

Cães de raça são caros, pois os criadores despendem grandes quantias para estudar, criar e aprimorar as raças. É importantíssimo que você saiba que o pedigree de um cão de raça deve ser exigido pelo comprador, visto que apenas canis sérios são credenciados em sociedades cinófilas e fornecem o pedigree.

O aumento da procura dos brasileiros por cães de raça fez crescer, também, o número de canis clandestinos, que promovem cruzamentos indiscriminados e maus tratos aos animais. Se o dono do canil estiver vendendo seus cães a preços muito abaixo do mercado, desconfie! Provavelmente, ele não tem um canil idôneo.

A adoção de animais freia esse comércio, não estimulando que se propague.

3. São animais mais resistentes

Isso não é mito! Cães e gatos que já viveram nas ruas são mais resistentes simplesmente porque é a lei da natureza: só os mais fortes sobrevivem. Eles já tiveram contato com inúmeros antígenos e, por isso, seu sistema imunológico é mais robusto — enquanto os cães de raça têm predisposição a desenvolverem doenças específicas.

4. É possível escolher o animal ideal para você

Tem animal de estimação para todos os gostos! O tamanho, a pelagem e a idade que você desejar. A maioria das pessoas procura por filhotes, mas adotar adultos também é incrível. Mais maduros, eles demandam menos trabalho e menos atenção que os novinhos. Sem contar que você percebe, direitinho, a gratidão do peludo por você tê-lo resgatado.

O ideal é você procurar uma ONG ou o Centro de Zoonoses da sua cidade e ver qual peludo vai tocar o seu coração.

5. É um ato de amor

Sem dúvidas, a adoção de animais é um ato de amor. Dar uma nova chance a um animal abandonado é construir um laço forte de carinho e companheirismo. Sem falar que você entra para uma rede de solidariedade, pois, ao levar para casa um cão ou gato de rua, você abre uma vaga para outro animalzinho no abrigo onde você o encontrou.

Viu só? Escolher animais para adoção é uma atitude que enche a casa de amor e gratidão. Você já viu a reação de animais maltratados ao receberem o carinho e a atenção dos novos tutores? É difícil conter as lágrimas! Então, se você ainda tem dúvidas, procure pelos protetores de animais e sinta a ternura dos peludos. Não compre, adote!

Gostou dessa nossa lista de bons motivos para adotar um animal de estimação? Compartilhe o post nas suas redes sociais e incentive outras pessoas a adotarem também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here