Não compre, adote! Saiba como adotar um animal

0
150

Você sabia que milhares de animais são abandonados, largados e mal tratados diariamente no Brasil? É por isso que diversos canis e instituições de proteção aos animais lançam sempre essa ideia: em vez de comprar, adote um animal.

Não importa se a sua vontade for a de ter um cachorrinho ou um gatinho, o importante é que você escolha a adoção. Essa atitude demonstra um ato de amor muito maior do que imagina e a possibilidade de dar um lar a um bichinho que precisa de muito carinho e cuidado.

Por essa razão, preparamos este texto para orientá-lo no processo de como adotar um animal. Não é complicado e você vai oferecer um lar e felicidade para o pet. O grande benefício dessa ação é para você mesmo ao garantir um companheiro maravilhoso que irá recompensá-lo com muito carinho. Continue a leitura e descubra como funciona o processo para a adoção. Vamos lá?

O que fazer primeiro?

Antes de adotar um animal, é fundamental que você esteja preparado para receber o novo morador na sua casa.

Por isso, é importante preparar o ambiente para recebê-lo. Determine o espaço onde ele vai dormir, arranje uma caminha ou almofadinha para deixá-lo mais confortável, deixe alguns brinquedos e não se esqueça dos potes de comida e água. O pet vive em média de 10 a 15 anos e você precisa estar preparado para conviver com ele durante todo esse tempo.

Como adotar um animal exige algumas mudanças, você também vai precisar mudar um pouco a sua rotina, separando um tempo para brincar e passear com o animal.

Também será preciso educá-lo: no início ele pode fazer suas necessidades nos lugares errados, comer alguns objetos ou rasgar algumas coisas. Por isso, tenha paciência e entenda que o seu novo companheiro está se adaptando a uma nova realidade.

Após esse processo de adaptação, tenha certeza de que você terá o melhor amigo em casa. O animal adotado é eternamente grato e vai recompensar você com muito companheirismo e amor!

Infelizmente, nem todas as pessoas têm esse pensamento. Lembre-se de que um animal de estimação não é um objeto que pode ser descartado quando não se tem mais interesse. Ele é um ser vivo que dependerá de você para comer, passear, brincar e viver num ambiente limpo. Portanto, faça a escolha consciente, ok?

Como adotar um animal?

Existem lugares específicos para você adotar um animal. Algumas organizações não governamentais responsáveis por animais abandonados têm o objetivo de resgatar, cuidar e disponibilizar os animais para adoção. Algumas cidades também têm canis que realizam esse mesmo trabalho.

Além desses espaços, você pode procurar em grupos de Facebook especializados ou procurar por feiras de adoções. Pesquise em sua cidade qual o lugar mais próximo e a solução mais confortável para você escolher seu novo companheiro.

No local da adoção você precisará realizar um cadastro e passar algumas informações pessoais. Os documentos obrigatórios dependem muito de onde e com quem você vai adotar. Mas, basicamente, você precisará ser maior de 21 anos ou estar acompanhado de um responsável, ter em mãos seus documentos pessoais (RG e CPF) e o comprovante de residência.

Provavelmente você vai passar por uma entrevista para os responsáveis terem a certeza de que você deseja o animal e não irá abandoná-lo. Com tudo certo (documentação e entrevista), pronto: você escolhe o animal e já pode levá-lo para sua casa.

E para tomar a decisão certa, visite o abrigo algumas vezes, analise o comportamento do animal e só tome a decisão final quando tiver certeza de que aquele bichinho é o adequado para a sua rotina e o ambiente onde você vive.

Percebeu como adotar um animal não é complicado? Basicamente você precisa ter muito amor e muita vontade para estabelecer um novo vínculo com seu novo companheiro.

Agora que você já sabe tudo que precisa para adotar o pet, não perca mais tempo e mude a realidade de algum animalzinho que está sem lar por aí. 

Aproveite e alerte mais pessoas sobre a importância da adoção. Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais animais da sua cidade a encontrarem um lar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here