Como entender o comportamento do gato?

0
163

O comportamento do gato é algo que pode despertar certa curiosidade no seu dono. Apesar de nem todo felino ser igual, eles compartilham algumas extravagâncias bem diferentes de outros animais de estimação.

Misteriosos, cheios de instintos, independentes e um pouco teimosos: a personalidade dos bichanos é forte e compreendê-la faz parte da construção de uma boa convivência entre vocês dois.

Está com dificuldades para entender o comportamento do seu gato? Então continue a leitura! Neste artigo, separamos as principais características da personalidade dos felinos e o seu significado. Vamos conferir?

Arranhar coisas

Seus móveis, tapetes e papéis de parede não estão sobrevivendo aos arranhões deixados pelo bichano? Pois saiba que esse comportamento do gato está muito associado à eliminação de jatos de urina.

Para diminuir os danos, você pode investir em brinquedos apropriados, como postes com odores que atraem os gatos. Caso não seja o suficiente, a castração pode acabar com o problema.  

Esfregar-se em seus pertences

Assim como os cachorros, os gatos também têm a necessidade de marcar o seu território. Mas, ao contrário dos primeiros, não é por meio da urina que os felinos fazem isso — o que é uma vantagem e tanto.

Os gatos deixam as suas marcas esfregando-se nos objetos e nas pessoas que julgam como deles. Dessa maneira, eles impregnam o seu cheiro pessoal e alguns feromônios (produzidos, principalmente, no rabo e nas orelhas) e evitam que outros felinos dominem suas posses.

Por serem muito zelosos com a caminha, os brinquedos e os donos, você vai notar que seu bichano esfrega o rostinho, várias vezes, para deixar bem claro tudo aquilo que é seu.

Fazer um olhar característico para cada situação

Misterioso, o gato tem diferentes olhares, conforme seus sentimentos e desejos. Confira o que significa os principais tipos de olhares do seu pet.

Olhar semicerrado

Essa olhada é muito característica de quando o seu gatinho está contente. Além disso, se ele deixa os olhos cerrados quando o vê e dá leves piscadelas, isso é um sinal de confiança.  

Olhar perdido

Sabe quando parece que o seu gato está olhando para o nada? Devido aos sentidos aguçados do bichano, ele deve apenas estar acompanhando alguma poeira ou inseto que você não consegue enxergar.

Olhar fixo

Gatos com olhar fixo provavelmente estão entediados ou aborrecidos. Pupilas dilatadas, pelos eriçados e a emissão de grunhidos são mais sinais desse sentimento.

Amassar o que vê pela frente

Você já deve ter visto o seu bichano amassando as almofadas com as patinhas, certo? Algumas vezes, essa atitude pode se repetir com a sua barriga ou, até, com outro gato.

Esse movimento é algo curioso e muitos desconhecem o porquê da sua realização. Os felinos costumam “amassar”, como uma forma de recordação da infância. No período de amamentação, eles faziam isso sobre a barriga de sua mãe para que as glândulas produzissem leite.

Esse comportamento é mais comum nos gatos que foram desmamados ainda muito cedo e, quando agem assim, significa que seu pet está feliz e confortável e, muito provavelmente, deseja um carinho.

Dormir em caixas

Os gatos são seres que estão sempre muito preocupados com proteção. Por isso, na hora de dormir, momento em que ficam mais vulneráveis, a segurança de um lugar cercado é muito apreciada pelos bichanos.

Assim, uma caixa se torna o lugar perfeito para tirar uma boa soneca. Nela, seu gato pode dormir tranquilo e com a certeza de que não será incomodado.

Gostou de descobrir mais sobre o comportamento do gato? Agora vai ficar muito mais fácil desvendar os mistérios por trás da personalidade dos felinos e, assim, amá-los do jeitinho que são!

Assine a nossa newsletter e receba posts exclusivos e tão bons quanto esse. Vai ser animal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here