5 técnicas infalíveis para seu cachorro fazer xixi no lugar certo

0
185
tecnicas-infaliveis-para-seu-cachorro-fazer-xixi
tecnicas-infaliveis-para-seu-cachorro-fazer-xixi

Ninguém gosta de chegar em casa e perceber que seu cachorro não fez cocô ou xixi no lugar certo. Além do mau cheiro e da sujeira, essa atitude do seu animalzinho pode estragar algum móvel ou até mesmo ser um risco à saúde, principalmente se tiver crianças em casa. Por isso existe técnicas para o seu cachorro fazer xixi.

Essa é uma das principais reclamações e dúvidas que donos de pets querem solucionar quando conversam com um veterinário ou adestrador. São situações que acontecem com filhotes e também com cães adultos.

É comum achar que essa atitude é um ato para provocar ou desobediência. Porém, os motivos podem variar desde medo e insegurança, até uma maneira de chamar a atenção do dono, mesmo que de forma negativa. Ou então, por não conseguir segurar até o horário do passeio.

Quais são as técnicas para o seu cachorro fazer o xixi no lugar certo? Saiba que existe uma solução para isso, não se desespere! Continue lendo e confira as dicas que temos para você e seu amiguinho de 4 patas.

1. Separe um cantinho

Selecione um espaço para que seja o banheiro do seu cachorro. É extremamente importante que seja um lugar longe da caminha e de onde ele come ou bebe água. De preferência, com uma base diferenciada. Assim o cão poderá distinguir os locais pela textura do piso.

Fazer isso evita que os animais comam as próprias fezes, acarretando em doenças. Essa ação acontece pelo fato de que eles não querem os lugares onde vão comer ou dormir sujos. Então, a maneira de limpar é comendo o próprio cocô.

2. Indique o local correto

Cachorros filhotes, com menos de 1 ano de vida, ainda não conseguem segurar o xixi, por isso urinam em qualquer lugar. Levá-los ao local indicado para que façam suas necessidades é ideal para que eles comecem a perceber a diferença dos espaços.

Fique com ele um tempo, para que consiga perceber o cheiro e a textura do local. Ao fazer isso, o pet acabará identificando ali como o lugar correto e começará, por conta própria, fazer suas necessidades.

3. Recompense-o pelos acertos

Já é mais do que evidente o quanto os cães gostam de carinho, atenção e, principalmente, recompensas. E, a partir disso, que eles começam a entender o que é certo e o que é errado em suas atitudes.

É importante que você mostre que está contente com uma ação positiva vinda deles. Então, quando seu animalzinho fizer cocô ou xixi no lugar certo, comemore! Faça uma festa e dê carinho. Além disso, um petisco cai bem nessas horas. Assim, o cãozinho associará o fato de fazer as necessidades naquele local como algo positivo.

4. Não brigue

Se o pet fez xixi no lugar errado, não dê bronca! Segundo especialistas, a sua ação de brigar com o cachorro pode ser encarada por ele como uma forma de atenção, por mais que ele fique acuado. Ou pior, fará com que ele fique com medo e procure lugares escondidos para se aliviar, sem que você veja.

O melhor a se fazer é ignorar e, quando ele não estiver por perto, limpar o lugar.

5. Use o xixi do seu cachorro

Quem diria que o xixi do seu cachorro seria um aliado na educação do seu animalzinho.

Por ter um olfato apurado, usar um tapete ou jornal com o xixi do seu cãozinho fará com que ele entenda que ali é o lugar certo para fazer suas necessidades.

Isso contribuirá para o aprendizado e, com o tempo, ele deixará de associar o banheiro pelo cheiro e começará a identificar pelo local.

Fique atento ao seu pet e tente estabelecer alguns comportamentos que o ajude a fazer xixi no lugar certo. Com certeza, com um pouco de paciência, logo o seu animalzinho fará as necessidades no local indicado, sem mais sujar a casa.

Acidentes acontecem e, caso ocorra deles fazerem fora do banheirinho, nada de ficar bravo. Apenas limpe com produtos indicados para tirar o cheiro para inibir com que eles associem ali como um lugar apropriado por causa do odor.

Agora que você conheceu 5 maneiras de ajudar o seu cãozinho a fazer xixi no lugar certo, compartilhe nas suas redes sociais e ajude alguém que esteja passando pela mesma situação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here